Comunidade Coroca e a preservação de tartarugas
Belterra - PA
Um dos passeios ricos em cultura local e preservação de espécies é o da Comunidade Coroca, em Belterra, no Rio Arapiuns.
Onde encontramos o berçário de preservação de tartarugas.
Março / 2022
Alter do Chão - PA
Preservando sem incentivo governamental
A comunidade mantém o berçário com ajuda do turismo
Neste tour, você vai entender todo o processo de preservação da comunidade, depois que, avaliada e aprovada pelo IBAMA, ganhou 5 mil filhotes de tartarugas para criação e desova.
Sem recursos da Prefeitura, de ongs e nem do poder Estadual, o incentivo financeiro para ração, manutenção e vigia (para não haver roubo das mesmas) é proveniente das visitas, que tem o valor de R$20 por pessoa.
Dentre a população de tartarugas preservadas em lago adaptado, hoje são +- 350 adultas e 1150 filhotes. Lembrando que, assim que as mesmas chegam em idade adulta, uma porcentagem é solta ao bioma do rio.
Comunidade Coroca
Tartarugas ameaçadas
organização necessidade de vigias dentro da comunidade para garantir a segurança das tartarugas. Isso se dá, porque a carne e ovos das mesmas, ainda são um atrativo nutricional, principalmente em parte do ano, quando a pesca é precária na região do Rio Arapiuns.
A
Comunidade Coroca
Tartarugas marcadas
ara combater o roubo de tartarugas, a comunidade conta com visita constante de biólogo que fazem a biometria de cada matriz (as adultas) e fazem uma marca em seu casco, sinalizando um V, correspondente à comunidade Coroca.
Os filhotes não passam por marcação, apenas quando ao chegar à vida adulta e caso sejam selecionados para compor as novas matrizes. Se não forem, serão soltos para o Rio, este é o ciclo de preservação.
P
Coroca e suas espécies
Os filhotes não passam por marcação, apenas quando ao chegar à vida adulta e caso sejam selecionados para compor as novas matrizes. Se não forem, serão soltos para o Rio, este é o ciclo de preservação.
As espécies encontradas na comunidade Coroca são, Tartaruga da Amazônia (que podem chegar a 40 kilos e até 1 metro de comprimento), a tracajá (um pouco menor) e a Pitchula, de tamanho correspondente à Tracajá. No entanto, a Tartaruga da Amazônia é a maioria da população deste berçário.
No vídeo podemos ver as tartarugas serem alimentadas.
Comunidade Coroca
Vale a pena
Durante a visita na comunidade Coroca, você também pode ajudar no sustento das tartarugas e da vida local, comprando artesanatos feitos da palha de uma palmeira local.
É uma vivência maravilhosa, inclusive a comida servida alí, nunca vou me esquecer.
Fotos e vídeos deste site estão protegidos por direitos autorais, reprodução autorizada com a devida citação.